top of page

Gerenciamento Sistêmico (Consultoria e Constelações Sistêmicas Organizacionais)


Sabedoria aplicada na busca de resultados.

A grande evolução de tecnologias e linhas de pensamento facilitou a criação de uma série de metodologias para a análise e resolução de problemas. A maior parte delas pressupõe modelos complexos e sofisticados, baseados em raciocínios lógicos e racionais.

Ao longo do tempo, começamos a verificar retrabalho e consumo exagerado de recursos devido à ineficácia de algumas metodologias, que julgávamos excepcionais, mas que olham para partes do problema e não abrangem o todo.

Com o pensamento sistêmico, aprendemos uma maneira diferente de análise. É fundamental olhar para o sistema como um todo. É necessário observar a interação entre os seus elementos e entre estes e o próprio sistema. A metodologia da Consultoria Sistêmica Organizacional, que utiliza entre outras ferramentas as Constelações Organizacionais, analisa o sistema como um todo e usa ferramentas práticas de diagnóstico e tratativas de problemas para descortinar uma solução de forma rápida e eficaz.

As Constelações Organizacionais têm sido úteis a várias empresas na busca de solução para as mais variadas questões. Muitas empresas no Brasil já têm acesso a esta tecnologia, como a Natura, O Boticário, Grupo OPET e a GE. Em uma entrevista publicada em 24 de agosto de 2016, a GE fala de sua experiência com as Constelações:

“A GE é uma empresa centenária de sucesso que ao longo de sua história inventou coisas fundamentais para humanidade assim como Thomas Edson fez com a lâmpada. Ana Lúcia Caltabiano, VP de RH da GE para América Latina, disse que: “Buscar novas possibilidades e explorar o desconhecido está no DNA da GE e na área temos trabalhado em várias frentes, quebrando alguns paradigmas para humanizar mais a empresa. Portanto, experimentar a metodologia das Constelações foi mais uma ousadia que valeu a pena”.

Hellinger constatou que em todo sistema existe uma dinâmica oculta que influencia seus membros e sua relação com esse sistema. A Constelação traz luz à essa dinâmica, até então oculta, nos permitindo perceber o que não está visível, revelando insights e favorecendo a solução da questão.

“Observando a dinâmica, tive vários insights sobre o que estava acontecendo e que eu não estava vendo. Com estes insights, tomamos ações, ajustamos o projeto da nova estrutura e reconheci que a transformação era mais profunda e complexa do que eu estava vendo. Cada uma das pessoas aprendeu muito e nos ajudou a enxergar coisas que não conseguíamos ver de outra forma. Foi uma intervenção que ficou e nós mudamos de verdade”, afirma Ana Lúcia.”

Este é um método prático, extremamente simples e sintético, com poucos elementos, mas com toda a informação que o cliente possuiu, seja ela racional, cognitiva ou sistêmica. Através da utilização da Consultoria Sistêmica Organizacional, consegue-se perceber as dinâmicas antes não percebidas, que se encontram em funcionamento nas organizações e impactam de forma negativa os resultados e as relações.

Organizações são sistemas!

Um sistema é um conjunto de elementos que estão interligados entre si numa contínua relação de mudança, qualquer grupo de pessoas que regularmente trabalha, aprende, se diverte ou se relaciona em conjunto. As organizações, compostas essencialmente de seres humanos, são sistemas complexos.

Um sistema, no sentido organizacional, inclui os donos das empresas, os fundadores, administradores, gestores, funcionários, departamentos, produtos, mercado, clientes, fornecedores, etc.

"Pensar e olhar o mundo de forma sistêmica permite que nos conscientizemos dos mecanismos e das dinâmicas que estão presentes nos sistemas e que, normalmente, não notamos. Tais dinâmicas podem, em um determinado momento, dar-nos asas para voar e, em outro, deter-nos, paralisando-nos e nos impedindo de agir". (Jan Jacob Stam)

Essas dinâmicas são ventos invisíveis que sopram pela empresa afora, podendo causar tanto bem-estar aos funcionários como também desprazer, e isso sem que eles saibam ou desejem. Essas dinâmicas têm a ver com o sistema e não especificamente com as pessoas que atualmente pertencem ao sistema. Nas dinâmicas, o mais importante é o que está acontecendo entre os elementos e como é a relação deles entre si. Estas dinâmicas influenciam o comportamento e o sentimento das pessoas no sistema e, infelizmente, não são diretamente perceptíveis, não são visíveis, já que atuam inconscientemente. Percebemos apenas as consequências, muitas vezes na forma de problemas. Os efeitos positivos são experimentados pelas pessoas da organização como: “eu estou bem aqui”... “eu me sinto forte e cheio de energia”... Já os efeitos negativos das dinâmicas são experimentados como “estou irritado aqui”... “aqui nada funciona”... “temos capacidade e potencial, mas os resultados não aparecem”...

Enfim, em uma organização as pessoas funcionam como representantes na Constelação de um sistema. Elas tomam suas posições e nessa posição reina um sistema dinâmico que, acima de tudo, traz também junto de si a dinâmica pessoal. Depois vão embora e o lugar no sistema permanece. Esse lugar no sistema dá àquele que o ocupa certa liberdade de movimentos. Oferece possibilidades e limitações.

Com este enfoque em mente, na Constelação, olhamos para o sistema com a seguinte questão: O que atua por detrás, no contexto deste sistema, que causa aquilo que as pessoas experimentam como problema?

Resultados e Benefícios

As Constelações podem ser aplicadas a praticamente todas as áreas dos negócios, carreira, profissão, assuntos individuais, microempresas, empresas familiares, etc. O cliente recebe informação, fica com uma imagem clara da sua situação atual e do caminho para a solução.

O método traz à tona a realidade do sistema, como ele se mostra na percepção do cliente. Propicia a este uma perspectiva distanciada de seu próprio sistema, observa as dinâmicas, pode fazer mudanças internas e observar estas mudanças acontecendo na Constelação, tudo isto sem interferência direta.

Outros benefícios desta abordagem no campo organizacional:

• Análise da interação entre os elementos do sistema e deste como um todo, possibilitando diagnosticar situações e avaliar escolhas;

• Utilização de pouca informação descritiva e redução da complexidade das questões em pauta;

• Teste de possibilidades, verificando o impacto no sistema, proporcionando ao cliente insights sobre as estratégias e escolhas.

Aplicações das Constelações Organizacionais:

• Conflitos profissionais com chefes, colegas, empresas;

• Lidar com o sucesso ou fracasso financeiro; o valor do dinheiro e o equilíbrio ou desequilíbrio quanto ao ganhar ou investir;

• Decisões, escolhas, posturas;

• Trabalhar por conta própria ou ser empregado;

• Clarificar a sua posição na organização;

• Clarificar objetivos, metas, missão e visão;

• Encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;

• Preparar negociações;

• Análise de constituição de empresas, abertura de filiais;

• Definição de uma estratégia para uma organização;

• Verificação da coerência da estrutura numa organização;

• Integração após fusão ou aquisição de uma organização ou empresa;

• Estudo de marcas, produtos e projetos;

• Sucessão em empresas familiares;

• Criação ou desenvolvimento no mercado de uma nova empresa;

• Processos de recrutamento e seleção, e desenvolvimento de funcionários (carreira);

• Testar a eficácia de importantes passos ou mudanças numa organização.

Enfim…

A meta de uma Constelação Organizacional é resultado!

Ela mostra algo essencial sobre o sistema, onde o filtro da opinião e do julgamento não se aplica. O objetivo do processo é que o cliente amplie a percepção com relação ao tema proposto e faça mudanças internas que produzam efetivos movimentos de solução.

Uma análise lógica, linear e racional sobre as questões da organização pode colaborar, mas muitas vezes não resolve. As Constelações Sistêmicas podem dar o elo perdido e trazer à luz dinâmicas até então desconhecidas, encaminhando a empresa para uma solução.

Este método é certamente uma das inovações mais eficientes e desafiadoras no ambiente de consultoria nos últimos anos. Quando falamos de Constelações Organizacionais estamos falando de sabedoria aplicada na busca de resultados.

____________________________________

Dani Semmer Desenvolvimento de Pessoas

____________________________________

Dani Semmer Desenvolvimento

#Gerenciamentosistêmico #Constelaçõesorganizacionais #coaching #Saúde #empreendedorismo #consultoriagerenciamentosistemic #resultado #Constelaçõessistêmicas #liderança #prioridade #constelacoesorganizacionais #GestãoEmocional #consultoriagerenciamentosistemico #engajamento #consultoria #professionalcoaching #gerenciamento #executivecoaching #gerenciamentosistemico #ferramentasmodernas #constelacoes #constelacao #competencias #constelacoesfamiliares #saude #businesscoaching #desenvolvimentopessoal #sucesso #desenvolvimentoprofissional #terapia #altoimpacto #eficaz #terapiasistemica #inovação #coachingemocional #retorno #equilibrio #teamcoaching #cura #excelencia #coachingdevida #proposito #gest #gestaodotempo #solução #prosperidade #danisemmer #limpezaemocional #danisemmercoach #bemestar #lifecoaching #BusinessCoaching

Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page